Indaiatuba e Salto recebem oficinas gratuitas de escrita criativa

 Inscrições para o projeto Letra Jovem podem ser feitas a partir de 03 de abril

     Indaiatuba e Salto serão contempladas com as oficinas de escrita criativa, que fazem parte do projeto Letra Jovem, realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, entre os meses de abril e maio. São oferecidas 20 vagas em cada oficina, priorizando adolescentes a partir de 13 anos. Os encontros buscam estimular a criatividade dos participantes por meio dos 5 sentidos. As inscrições para participar do Projeto Letra Jovem podem ser feitas a partir do dia 03 de abril, na página www.jovens.art.br.

    A palavra criatividade deriva do latim cerare e está relacionada à produção ou inovação de algo. Ser criativo, então, nada mais é do que encontrar soluções diferentes para situações do dia a dia. Quando falamos em criatividade, falamos em estímulo para que possamos ir além. Uma música, um filme, um cheiro ou até mesmo um cenário colorido, como o que presenciamos no nascer e no pôr-do-sol, podem provocar reações diferentes em cada um de nós, de modo a despertar o nosso processo criativo. Pensando nisso, as oficinas de escrita criativa, vão surpreender os alunos com experiências interessantes. Kora Prince, arte-educadora e produtora do projeto, explica que “a ideia dos encontros é trabalhar com exercícios de estímulo à criatividade para os 5 sentidos, usando músicas, imagens, óleos essenciais e automassagem, criando condições para que eles possam escrever de forma livre e individual”. Depois da produção do texto, haverá um bate-papo em grupo.

            As oficinas buscam oferecer elementos aos alunos, para que possam despertar o processo criativo por meio da experimentação. Ao final do projeto, os textos serão revistados e transformados num livro, que será impresso e distribuído gratuitamente aos alunos. “Nós queremos que eles passem por todo o processo, desde a criação até a leitura de um livro finalizado”, conclui Kora.

            O Projeto Letra Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC ICMS, com apoio das secretarias de cultura dos municípios envolvidos. O projeto recebe o patrocínio da empresa MarGirius e em Indaiatuba e Salto, o patrocínio é da Tuberfil.