Sarau e lançamento de livro marcam o encerramento do projeto Letra Jovem

 Evento será realizado no dia 11/05, no Museu Histórico "Flávio da Silva Oliveira",                         em Porto Ferreira

 


Os textos produzidos pelos participantes das oficinas de escrita criativa do projeto Letra Jovem, em Porto Ferreira, deram origem a um livro que será lançado no dia 11/05, no Museu Histórico "Flávio da Silva Oliveira". O evento, marcado para às 19h, apresentará ao público as produções dos alunos ao longo de quase dois meses de trabalho nas oficinas. A ideia do sarau vem como uma forma de incentivar ainda mais a expressão artística dos jovens, por meio da leitura e apresentação dos textos. Ao final do evento, os livros serão distribuídos gratuitamente ao público.

 

O projeto Letra Jovem contemplou a cidade de Porto Ferreira com duas turmas voltadas para adolescentes entre 13 e 18 anos. As oficinas foram realizadas no CREAS e na Secretaria de Cultura do município, abrindo as portas para os adolescentes que se sentiram cativados pelo projeto durante a visita da equipe do Ideia Coletiva às escolas da cidade.

 

As oficinas trouxeram elementos aos alunos que despertam o processo criativo por meio da experimentação. Uma música, um filme, um cheiro ou até mesmo um cenário colorido, como o que presenciamos no nascer e no pôr do sol, podem provocar reações diferentes em cada um de nós, de modo a despertar o nosso processo criativo. Pensando nisso, as oficinas de escrita criativa, surpreenderam os alunos com experiências interessantes. Kora Prince, arte-educadora e produtora do projeto, explica que “a ideia dos encontros foi trabalhar com exercícios de estímulo à criatividade para os 5 sentidos, usando músicas, imagens, óleos essenciais e automassagem, criando condições para que eles pudessem escrever de forma livre e individual”.

 

A palavra criatividade deriva do latim cerare e está relacionada à produção ou inovação de algo. Ser criativo, então, nada mais é do que encontrar soluções diferentes para situações do dia a dia. Quando falamos em criatividade, falamos em estímulo para que possamos ir além.

 

O Projeto Letra Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC ICMS, com apoio da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira e recebe o patrocínio da empresa MarGirius.