Porto Ferreira recebe oficinas gratuitas de escrita criativa

 Inscrições para o projeto Letra Jovem podem ser feitas a partir de 1º de março

 

Porto Ferreira será contemplada com duas oficinas de escrita criativa, que fazem parte do projeto Letra Jovem, realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, entre os meses de março e abril. São oferecidas 20 vagas em cada oficina, priorizando adolescentes a partir de 13 anos. Os encontros buscam estimular a criatividade dos participantes por meio dos 5 sentidos. As inscrições para participar do Projeto Letra Jovem podem ser feitas a partir do dia 1º de março, na página www.jovens.art.br.

 

            A palavra criatividade deriva do latim cerare e está relacionada à produção ou inovação de algo. Ser criativo, então, nada mais é do que encontrar soluções diferentes para situações do dia a dia. Quando falamos em criatividade, falamos em estímulo para que possamos ir além. Uma música, um filme, um cheiro ou até mesmo um cenário colorido, como o que presenciamos no nascer e no pôr-do-sol, podem provocar reações diferentes em cada um de nós, de modo a despertar o nosso processo criativo.

 

Pensando nisso, as oficinas de escrita criativa, vão surpreender os alunos com experiências interessantes. Kora Prince, arte-educadora e produtora do projeto, explica que “a ideia dos encontros é trabalhar com exercícios de estímulo à criatividade para os 5 sentidos, usando músicas, imagens, óleos essenciais e automassagem, criando condições para que eles possam escrever de forma livre e individual”. Depois da produção do texto, haverá um bate-papo em grupo.

 

            As oficinas buscam oferecer elementos aos alunos que despertam o processo criativo por meio da experimentação. Ao final do projeto, os textos serão revistados e transformados num livro, que será impresso e distribuído gratuitamente aos alunos. “Nós queremos que eles passem por todo o processo, desde a criação até a leitura de um livro finalizado”, conclui Kora.

 

            O Projeto Letra Jovem é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC ICMS, com apoio da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira e recebe o patrocínio da empresa MarGirius.

 

Sobre o Instituto Ideia Coletiva:

            O Instituto Ideia Coletiva é um ponto de cultura, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e possui reconhecimento do Ministério da Justiça e demais órgãos públicos. Atua na formação e difusão cultural, através de diversas linguagens artísticas, idealizando e executando projetos em todo território nacional.

 

Palavra do patrocinador:


            A empresa MarGirius acredita que a sociedade tem um poder transformador tão significativo que consegue expressar sua vontade de mudança das mais diversas formas. Pensando nisso, também acreditamos que através da educação, cultura e esporte é possível contribuir para uma nova realidade e para a construção de um mundo melhor. Esse projeto faz parte do nosso compromisso com a comunidade e o desenvolvimento regional, levando nossos valores para além das dimensões da empresa. O futuro que queremos, depende das ações que realizamos agora.

Programação das oficinas:

Datas: 09/03, 16/03, 23/03, 30/03, 06/04 e 13/04, quintas-feiras.

Oficina 1

Horário: das 14 às 16 horas 

Local: CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Socia

Rua João Miranda Salgueiro, 359 – Centro


Oficina 2

Horário: das 17 às 19 horas

Local: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Rua Dona Balbina, nº 769, 2º andar, Centro