Projeto ‘JOVEM EM CENA’ inicia atividades

O curso será realizado, nesse primeiro momento, de forma virtual, a partir de 14 de julho

Julho, 2020 – Um dos destaques da cena cultural de Lençóis Paulista (SP) e região, com foco na formação artística teatral para jovens de 13 a 18 anos matriculados nos ensinos fundamental e médio, o projeto ‘JOVEM EM CENA’ tinha suas atividades previstas para começar no mês de março, mas por conta da pandemia, alunos, professores e organizadores não puderam realizar sequer o primeiro encontro.

Em decreto publicado no dia 16 de março, o governo do Estado ordenou o fechamento de todos os equipamentos culturais, inviabilizando o início do curso. Assim, a iniciativa, que retorna à cidade após quatro anos, teve que ser adiada.

Agora, após uma pausa, o projeto inicia os trabalhos com os jovens, de forma virtual. “Em um primeiro momento, tivemos que aguardar os desdobramentos da quarentena e da evolução da pandemia. Como é um momento ímpar na vida de todos, precisamos reunir a equipe virtualmente várias vezes, estudar novas ferramentas pedagógicas e criar uma metodologia nova”, conta Roberto Limberger, coordenador do projeto.

As atividades retomam no dia 14 de julho e serão realizadas virtualmente, utilizando plataformas gratuitas. O arte-educador Guga Cacilhas analisa os cuidados que foram tomados para a realização das atividades: “ao transpor parte das oficinas presenciais para o virtual, tivemos o cuidado de realizar atividades com menor carga horária, diluindo o conteúdo ao longo de várias semanas. Assim, não comprometemos o tempo que os jovens dedicam ao estudo regular, que também está se reinventando nesse momento”.

 
‘JOVEM EM CENA’ terá início em 14 de julho com atividades virtuais

No modelo virtual, e também caso ocorra o retorno das atividades presenciais, o ‘JOVEM EM CENA’ permitirá a participação de todos os inscritos, e não apenas os 60 selecionados. Caso os jovens não possam seguir durante todo o curso, eles receberão um certificado mesmo que cumpram apenas a etapa virtual. “Nosso cronograma virtual segue até janeiro de 2021, podendo ser interrompido se houver a possibilidade de realização de encontros presenciais” conta Guga.

Após a etapa online, o projeto terá ainda encontros no município e produzirá dois espetáculos, com textos e interpretação dos jovens participantes, que serão exibidos gratuitamente ao público, em evento ainda sem data definida.

Realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, com patrocínio da Lwart Lubrificantes por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o ‘JOVEM EM CENA’ abordará inúmeros temas com professores especializados, como práticas de atuação, figurino, cenografia, iluminação, dramaturgia, clown, expressão vocal e direção teatral, entre outros.

Para Laura Camara, gerente de RH, Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Lubrificantes, “a retomada do projeto não poderia vir em melhor hora. A pandemia certamente trouxe restrições mas, com criatividade e adaptação, podemos continuar desenvolvendo o cenário cultural da região e o aprendizado dos jovens”.


Sobre a Lwart Lubrificantes

A Lwart Lubrificantes realiza, desde 1975, um trabalho fundamental para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do país: a coleta e o rerrefino do óleo lubrificante usado e contaminado (OLUC) - um resíduo com alto potencial de contaminação - e, posteriormente, a sua transformação em óleo mineral básico, usado em máquinas e motores. Líder no país no setor em que atua, a Lwart Lubrificantes é a única indústria de rerrefino da América Latina a produzir o óleo mineral básico do Grupo II, produto de alta qualidade em razão dos altos índices de pureza e desempenho, seguindo as especificações internacionais da API (American Petroleum Institute). Isso é resultado de uma forte atuação em Pesquisa & Desenvolvimento.

Possui uma moderna estrutura logística, com 16 Centros de Coleta localizados estrategicamente em todo o país, com uma equipe devidamente treinada, e uma frota própria de mais de 320 veículos, o que faz com que a empresa seja também a única no setor com atuação nacional, processando cerca de 200 milhões de litros de OLUC a cada ano. A atividade sustentável da Lwart Lubrificantes poupa os recursos naturais e contribui para a preservação ambiental, quando retira do mercado um resíduo nocivo e fecha o ciclo de vida do produto, aproveitado em sua totalidade e que pode ser utilizado infinitas vezes para a produção de lubrificantes. Para saber mais sobre a importância da coleta e rerrefino para a preservação dos recursos naturais, acesse: www.lwartlubrificantes.com.br.